sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de abril, Dia do Índio

 A publicação de hoje é sobre o Dia do Índio. Vai falar sobre a história deste dia, e importância deles para nós. Nos dia de hoje os índios ainda sofrem preconceitos, mas o bom é que essa situação está acabando! Muitos falam que os portugueses descobriram o Brasil, e na verdade foram os nativos daqui, que existiam muito anos antes de os portugueses chegarem! "O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história."

  Hoje em dia a quantidade de índios está aproximadamente em torno de 280 mil, mas, em razão da melhoria de suas condições de vida, há um crescimento populacional desse povo.

  Existe um órgão do governo federal que cuida dos interesses dos povos indígenas, preservam suas riquezas e sua cultura. A FUNAI - Fundação Nacional do Índio - cumpre com o disposto na Constituição Brasileira de 1988.


         Histórico


  O Dia do índio, 19 de abri, foi criado pelo presidente Getúlio Varga através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história.






O Índio nas Universidades: http://noticias.terra.com.br/educacao/dia-do-indio-brasil-tem-apenas-um-indigena-a-cada-500-universitarios,acf1f4fdeae1e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html Leia este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário