Conceitos e definições espaciais: lugar, região e território
O espaço geográfico é tudo aquilo que foi modificado pelo homem ao longo do tempo da história, que contem um passado histórico e foi transformado pela organização social, o espaço social geográfico é palco das realizações humanas. Exemplo: uma área que foi colonizada, uma antiga floresta que ali representava o habitat de várias espécies diferentes e hoje conta a história de uma sociedade local.
Dos diferentes conceitos e dimensões espaciais
Lugar: não é só uma localização espacial, mas principalmente é como o espaço é vivido. A partir do momento há uma dinâmica (vivência humana) que agregue valor a esse espaço, então transforma-se em lugar. Exemplo: sua casa, sua sala de aula, sua cidade, etc.
Região: é um espaço com características comuns que vão desde as questões culturais aos aspectos físicos. Exemplo de questões culturais: música, dança, sotaque, etc. Exemplo de aspectos físicos: clima, relevo, vegetação, ou seja, critérios estáticos que não mudam.
Território: é entendido como base física sobre a qual um estado exerce a sua soberania, ou seja, uma área controlada por Estado ou nação. Exemplo: República Federativa do Brasil.
Subdivisões das placas tectônicas.
Por Gabriela Cabral
As placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos. Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor. As placas convergentes se colidam de forma que uma se coloca embaixo da outra e então retorna para a astenosfera. As placas divergentes se afastam pela criação de uma nova crosta oceânica, pelo magma vindo do manto.
A princípio, há aproximadamente 240 milhões de anos, havia somente duas placas: Laurásia e Gondwana e essas com o decorrer do tempo sofreram transformações que as dividiram em várias e diferentes partes. Hoje existem várias placas menores e quatorze principais, são elas: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuça, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-americana.
Fonte:www.alunosonline.com.br/geografia/placas-tectonicas/