Sociologia

Identidade cultural

Cada sociedade elabora sua própria cultura ao longo da história e recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, têm sua própria cultura. Não há sociedade sem cultura.
A cultura pode ser definida também como um estilo de vida própria, um modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem. Assim um grupo de indivíduos que compartilham a mesma cultura apresenta a chamada identidade cultural. É essa identidade cultural que faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo, é por meio dela que se desenvolve o sentimento  de pertencimento à uma comunidade.

Aspectos Materiais                                                         Aspectos Não Materiais
 
Objetos                                                                              Símbolos e seus significados
Gestos

Cultura é uma resposta dos grupos humanos a necessidades específicas do meio.

Raça- grupos de indivíduos que possuem características fisiológicas e biológicas comuns.
Etnia- grupos de indivíduos originados de uma ascendência comum e que compartilham de uma mesma cultura.

Relativismo: cada cultura deve ser considerada a partir de seus próprios elementos, diferentemente do evolucionismo que tem uma cultura como referência .

Etnocentrismo
Observa-se grande dificuldade na aceitação das diversidades em uma sociedade ou em sociedade diferentes, pois os seres humanos tendem a tornar seu grupo ou sociedade considerar-se superior e olha com desprezo e desdem ou autores, tidos como estranhos ou estrangeiros.

Raça + Cultura = Etnia

Relativismo Cultural

Relativismo cultural é fruto do reconhecimento da incapacidade de mensurar a cultura de um grupo, assim como manifesta-se como uma crítica as abordagens evolucionistas, segundo as quais sociedade podem ser classificadas das primitivas às avançadas. O relativismo social foi desenvolvido no seio da Antropologia Social. Assim a cultura só pode ser considerada dentro de seu próprio contexto cultural.

Contra Cultura
A contra cultura foi um grande movimento que floresceu na década de 1960. Marcou o mundo, introduziu-se na história e influenciou gerações. Foi mais que um capricho de uma juventude pois nasceu do desejo de mudar o mundo. A diferença é que esses jovens partiram para a ação e lutaram de forma pacífica por seus objetivos. Embora não tenham conseguido modificar a realidade, eles transformaram mentalidades. Dentre as expressões de contra cultura podemos destacar o Rock, o movimento Hippie e o tropicalismo.

Ideologia segundo a teoria de Marx

  Atento a questão da luta de classes, Marx definiu a ideologia com um instrumento das classes dominantes para manterem seus privilégios por meio de um falseamento realidade.
  Como isso acontece? 
Um determinado grupo (a classe dominante), apresenta seus interesses de modo que pareçam naturais toda a sociedade.
  Portanto para Marx, a Ideologia tem um sentido negativo, pois é responsável pela alienação do trabalhador, que na dinâmica capitalista, acaba por atuar em prol de interesses contrários aos de sua classe. Em outras palavras, a ideologia é para Marx, uma "falsa convivência", ou seja, uma imposição de ideias de uma classe aos demais grupos da sociedade de modo que , aparentemente, essas ideias representam à todos e não apenas um grupo específico.

A Sociologia estuda os processos de socialização e investiga as sociedades. Entre elas vamos estudar as instituições familiares, as instituições escolares e as instituições religiosas. Já a instituição de Reinserção publicarei outro dia.

   Instituição Escolar
 A escola é uma instituição regida por normas estabelecidas por grupos externos a esta. No caso da escola pública brasileira, é o poder público quem exerce essa função. As escolas particulares também prestam contas ao poder público assim como as entidades que as mantém.
  Existe dois grandes sociólogos: Pierre Bourdieu e Paulo Freire. Bourdieu dizia que no interior de uma sociedade de classes existem diferenças culturais e que, a escola ignora estas diferenças sócio-culturais selecionando e privilegiando em sua teoria e pratica as manifestações e os valores das classes dominantes. Ele também sintetizava o Capital Cultural que o conhecimento que o indivíduo traz do seu convívio familiar.
  Já para Paulo Freire a educação tem a ver com conscientização, onde, a  educação conscientizadora proposta por ele tem a tarefa de ao mesmo tempo conscientizar o educando de sua posição social e mobilizá-lo para a luta pela transformação da sociedade. Portanto, o sentido da pedagogia da libertação: contribuir para a criação de homens e mulheres "livres" abertos para a vida, para o novo na busca de um mundo que fará todos mais felizes e não somente alguns.      

  Instituição Familiar
  Embora as normas sociais institucionalizadas determinem as regras de funcionamento da instituição familiar, cada família tem ainda suas próprias normas de comportamento e controle. Em cada grupo familiar, seus integrantes se reconhecem biologicamente e culturalmente porque cada família tem uma cultura particular.
  A família monogâmica é aquela em que cada marido e cada mulher tem apenas um cônjuge, quer seja em uma primeira ou segunda união.
  A família poligâmica é aquela em que cada esposo pode ter dois ou mais cônjuges. Ao casamento de uma mulher com dois ou mais homens dá-se o nome de poliandria. O casamento de um homem com duas ou mais mulheres chama-se poliginia.
  Tipos de famílias e suas funções
Entre várias possibilidades, vamos classificar a família em dois tipos básicos:
 Família nuclear-é o grupo que reúne o marido e mulher e os filhos.
 Família extensa-é a que reúne, além do casal e seus filhos, outros parentes, com avós, netos, genros, noras, primos e sobrinhos.
  Entre  as principais funções da família podem ser destacadas:
-Função reprodutiva- garante a perpetuação da espécie humana com o nascimento de filhos.
-Função econômica- aquela que assegura os meios de subsistência e bem-estar de seus membros.
-Função educacional- responsável pela transmissão à criança dos valores e padrões culturais da sociedade; ao cumprir essa função, a família se torna o primeiro agente de socialização do indivíduo.
  A sociedade pós-industrial criou um novo padrão de família. Na cidade de São Paulo por exemplo, apenas 54,6 % das famílias pertencem ao modelo formado por pai, mãe e filho.
  No novo modelo familiar o "chefe de família"já é apenas o pai. Os filhos são criados por pai e mãe que trocam constantemente de papéis entre si.

  Instituição Religiosa
Todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. A religião é um fato social universal, sendo encontrada em toda parte desde os tempos mais remotos. Ao longo da história surgiram muitas formas de manifestação religiosa, algumas desapareceram outras existem até os dias de hoje, reunindo milhões de fiéis. A crença em algum tipo de divindade e o sentimento religioso são fenômenos generalizados em toda sociedade .
  Para facilitar o estudo, convêm entender alguns termos.
  Monoteísmo: - Religião que acredita em apenas um Deus.
  Politeísmo: - Religião que acredita em mais de um Deus.
  Rituais: - Atos repetitivos que relembram uma parte da história sagrada de determinada religião.
  Dogmas: - Verdades irrefutáveis mantidas pela fé.
Fontes: Livros e pesquisas da internet.