O assunto que vamos falar é de suma importância, pois, a maioria dos estudante que entram em universidades tem sofridos Trotes dos "Veteranos", ou seja, dizem que os calouros tem de passar por um ritual de violência e agressão.
A maioria dos trotes são violentos e fazem os estudantes novos serem humilhados entre todos, mas há casos em que os calouros até gostam para poder ter honra dentro da certa universidade ou faculdade, também existe casos em que já teve vítimas fatais.
Em minha opinião eu acho que os trotes são uma falta de respeito contra os estudantes novos e que eles deviam ter os mesmos direitos e respeitos dos veteranos. Nenhum ser humano pode ser agredido porque ele foi esperto e passou o vestibular que nos dias de hoje não estão sendo fácil.
Existe também os trotes chamados de inofensível que são: quebrar ovos nos outros, jogar farinha, deitar na lama, pagar mico, pedir dinheiro na rua, entre outros...
Também existe o trote solidário, onde os novos estudantes doam sangue, fazem caridade, etc.
Em Maringá-Pr a UEM criou um "disque-trote", para denunciar possíveis abusos na recepção dos calouros. O número é 0800-6434278 com atendimento 24 horas.
Em São Paulo o disque-denúncia da USP pode ser acionado pelo telefone 0800 0121090 durante todo o ano.
Em outros locais acione a Polícia da sua região no disque denúncia 181 ou 190.
Nenhum comentário:
Postar um comentário