sexta-feira, 4 de setembro de 2015

FISIOTERAPIA: A IMPORTÂNCIA NA SUA SAÚDE

3714









A Fisioterapia é uma forma de tratamento para disfunções e incapacidades há milhares de anos. É considerada como tratamento-chave na reabilitação de pacientes que sofrem de condições debilitantes resultantes de acidentes ou doenças.
Apesar de existirem referências desde os tempos mais remotos que o homem utilizava agentes físicos para combater e tratar doenças, não foi senão na Grécia antiga e com Hipócrates que se começaram a dar os primeiros passos no desenvolvimento da Fisioterapia como profissão.
Hipócrates utilizava a massagem como forma de terapia para ajudar a recuperar e manter o movimento do corpo e a sua capacidade funcional.
É devido à importância que a massagem sempre teve no percurso da Fisioterapia que, hoje em dia, o Fisioterapeuta continua a ser associado a esta. No entanto, o âmbito de intervenção da Fisioterapia e as técnicas utilizadas pelo Fisioterapeuta vão muito mais além da massagem.
O que é a Fisioterapia?
Segundo a WCHPT (Confederação Mundial  de Fisioterapia), a Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.
O seu  principal interesse e objectivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada pessoa, dentro das aréas da promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.
Para a Fisioterapia, o movimento funcional de cada pessoa é fundamental no que significa ser saudável.
O Fisioterapeuta
Quando a função e a mobilidade de uma pessoa estão afectadas pela dor, envelhecimento, lesões, doenças, incapacidade e longos períodos de inactividade, o Fisioterapeuta  é o profissional de saúde qualificado para realizar a avaliação completa do paciente.
Esta avaliação é focada na pessoa como um todo, ou seja, o Fisioterapeuta irá considerar não só o bem-estar físico, como também o bem-estar psicológico, emocional e social de forma a chegar ao diagnóstico e elaborar o plano de tratamento mais adequado a cada pessoa.
Graças ao seu vasto conhecimento anatómico e fisiológico do corpo e do movimento, o Fisioterapeuta promove o bem-estar, a mobilidade e a independência em pessoas dos 0 ao 99 anos de idade.
Desde a massagem de Hipócrates até os dias de hoje, as técnicas utilizadas em Fisioterapia evoluiram muito. Cada área de intervenção da Fisioterapia tem as suas próprias técnicas especializadas e baseadas em evidências cientificas e, é um mundo de tal forma complexo que hoje em dia existem Fisioterapeutas especializados em apenas uma das áreas e dentro dessa área, em apenas algumas doenças específicas (por exemplo, Parkinson, AVC, lesões traumáticas do joelho, incontinência urinária, etc…).
Áreas de Intervenção da Fisioterapia 








      


É de muita a importância que a Fisioterapia tem na promoção e recuperação da saúde. Não hesite em contactar um Fisioterapeuta se sente que a sua mobilidade pode estar afetada. 
Fonte: Best Doctors

Nenhum comentário:

Postar um comentário