Ecologia e Meio Ambiente

Greenpeace

Participe você também desta luta e venha ajudar o Greenpeace a mudar o novo código florestal!!! O Greenpeace precisa de 1,4 milhões de assinaturas para levar ao congresso. Não custa nada, é só ajudar que a natureza agradece!!!

     


Esse vídeo explica tudo: População Mundial e Alimentação.    


       Dia Mundial do Meio Ambiente

   É mesmo né? Ontem foi o Dia Mundial do Meio Ambiente! E por isso vamos ver algumas dicas para você cuidar do nosso meio ambiente e logo após, o histórico desse dia!
  

HISTÓRICO SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

  No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
  A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
  A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
  Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
  A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
  É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
  E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

   O Meio Ambiente

Se há uma área na qual tanto a educação e os media têm uma responsabilidade especial, que é, creio, o nosso ambiente natural. Essa responsabilidade tem menos a ver com questões de certo ou errado, do que com a questão da sobrevivência. O mundo natural é nosso lar. Não é necessariamente sagrado ou santo. É simplesmente o lugar onde vivemos.
Tudo Sobre Meio Ambiente
Tudo Sobre Meio Ambiente
Por conseguinte, é do nosso interesse cuidar dele. Este é o senso comum. Mas só recentemente o tamanho de nossa população e do poder da ciência e tecnologia cresceram ao ponto de terem um impacto direto sobre a natureza. Até agora, a Mãe Terra tem sido capaz de tolerar o nosso descuido caseiro.
No entanto, o palco já se chegou onde ela não pode mais aceitar o nosso comportamento em silêncio. Os problemas causados pela degradação ambiental pode ser visto como sua resposta ao nosso comportamento irresponsável. Ela está nos avisando que há limites até mesmo na sua tolerância.
Se há uma área na qual tanto a educação e os media têm uma responsabilidade especial, que é, creio, o nosso ambiente natural. Essa responsabilidade tem menos a ver com questões de certo ou errado, do que com a questão da sobrevivência.
O mundo natural é nosso lar. Não é necessariamente sagrado ou santo. É simplesmente o lugar onde vivemos.
Por conseguinte, é do nosso interesse cuidar dele. Este é o senso comum. Mas só recentemente o tamanho de nossa população e do poder da ciência e tecnologia cresceram ao ponto de terem um impacto direto sobre a natureza.
Até agora, a Mãe Terra tem sido capaz de tolerar o nosso descuido caseiro. No entanto, o palco já se chegou onde ela não pode mais aceitar o nosso comportamento em silêncio.
Os problemas causados pela degradação ambiental pode ser visto como sua resposta ao nosso comportamento irresponsável. Ela está nos avisando que há limites até mesmo na sua tolerância.
Fonte:http://meioambiente.culturamix.com/natureza/tudo-sobre-meio-ambiente


Reciclagem


  Introdução  
  O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados (ou lixo material) em
 novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelas pessoas comuns e governantes, a partir do momento em que observou-se os benefícios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta.
Importância e benefícios da reciclagem
Desde a década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países industrializados. Muitos governos e ONGs (Organizações Não Governamentais) estão cobrando das indústrias atitudes responsáveis. Neste sentido, o desenvolvimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio, plástico e papel, já são corriqueiras em várias cidades do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) estão buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil.
 Diversos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Várias campanhas de educação ambiental têm despertado a atenção para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. Cada vez mais, os centros urbanos, com altos índices de crescimento da população, tem encontrado dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros). Logo, a reciclagem mostra-se como uma solução viável do ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos educadores a separarem o lixo em suas casas. Outro fato interessante é que já é muito comum nos grandes condomínios residenciais a reciclagem do lixo.
Em regiões de zona rural a reciclagem também está acontecendo. O lixo orgânico (sobras de vegetais, frutas, grãos e legumes) é utilizado na produção de adubo orgânico para ser usado na agricultura.
Como podemos verificar, se o ser humano souber utilizar os recursos que a natureza oferece, poderemos ter, muito em breve, um ambiente mais limpo desenvolvido de forma sustentável.                        

Curiosidade: Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

· Papel comum: de 2 a 4 semanas
· Cascas de bananas: 2 anos
· Latas: 10 anos
· Vidros: 4.000 anos
· Tecidos: de 100 a 400 anos
· Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
· Couro: 30 anos
· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
· Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
· Chicletes: 5 anos
· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Fonte: http://www.todabiologia.com/ecologia/


Biomas
O que são biomas, relação dos principais biomas, área biótica, classificação, biomas aquáticos e terrestres

Bioma aquático



Introdução 

Em ecologia chama-se bioma a uma comunidade biológica, ou seja, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar. 

Entendento os biomas 
Área biótica é uma área geográfica ocupada por um bioma, ou seja, regiões com um mesmo tipo de clima e vegetação. Entretanto, um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes.
Apesar de poderem apresentar diferentes animais e plantas, sabe-se que há muitas semelhanças entre as paisagens dos mais diferentes continentes, isso ocorre devido à influência do macroclima (tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos).
Segundo alguns, os cinco tipos mais importantes de biomas são: aquático, desértico, florestal, de vegetação rasteira e tundra (vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo das regiões de clima polar).
Entretanto, alguns vão um pouco mais longe nesta classificação. Segundo estes, só no Brasil há seis diferentes tipos de biomas, sendo eles: Floresta Amazônica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Zonas Costeiras.

Há também uma classificação para os biomas aquáticos, que são divididos em biomas de água doce e marinhos, ou seja, aqueles que pertencem a água do mar.

Fonte:http://www.todabiologia.com/ecologia/biomas.htm